Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes deve ter a participação de mais de 30 mil alunos - Radio online Moderna FM

Moderna 92.1 FM

Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes deve ter a participação de mais de 30 mil alunos

11.05.15

Programa Internacional de Avaliação de Alunos

Programa Internacional de Avaliação dos Estudantes deve ter a participação de mais de 30 mil alunos

Resultado dos exames vai auxiliar na definição de novas políticas nacionais de ensino
Na última quinta-feira, dia 7, o Ministério da Educação divulgou que cerca de 33 mil estudantes de mais de 900 escolas devem fazer as provas do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o Pisa. Os alunos, todos nascidos em 1999, estão matriculados a partir do 7º ano do ensino fundamental. Ao todo, 70 países participam dos testes que são aplicados a cada três anos. As provas vão avaliar a proficiência dos alunos em matemática, leitura e ciências – que esse ano terá uma importância maior que as outras matérias.

Os exames serão aplicados durante todo o mês de maio e os resultados vão gerar um tipo de “ranking mundial de educação”.A pontuação visa auxiliar na definição de políticas nacionais de ensino. Os resultados da avaliação de 2015 devem ser divulgados no segundo semestre de 2016. Na última edição, realizada em 2012 e divulgada no ano seguinte, o Brasil ficou em 58º lugar em matemática, 55º em leitura e 59º em ciências. O país ficou atrás de latino-americanos como Chile, México, Uruguai e Costa Rica e à frente da Colômbia, Peru e Argentina.

mais informações:

http://portal.inep.gov.br/pisa-programa-internacional-de-avaliacao-de-alunos